Os Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC), como parte integrante da extensão da Faculdade de Letras da UFRJ desde 1988, promovem a realização de cursos de línguas para a comunidade acadêmica e não acadêmica e propiciam um espaço no qual os alunos do Curso de Letras da UFRJ possam praticar o ensino de línguas de modo reflexivo, consciente e qualitativo, sob a orientação dos docentes dessa instituição.
O projeto CLAC, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, desenvolve ações de caráter social, contribuindo com a formação de futuros professores de idiomas e oferecendo à comunidade cursos de línguas de excelência. Atualmente, o CLAC oferece cerca de 28 cursos, entre ofertas de natureza regular, intensiva e instrumental, e tem, aproximadamente, 4.800 alunos, 250 monitores de idiomas e 30 professores orientadores. Tais cursos ocorrem de forma presencial e suas edições se realizam, de modo geral, semestralmente. A realização dessas ofertas conta com a atuação de grupos compostos por professores, servidores e alunos da Faculdade de Letras da UFRJ.

Coordenação de Comunicação