Inovação

Serviços

Correioxeremlink
faleconoscolink
telefoneslink
transportelink
linkmoodle
Biblioteca

Links

xpl
link_facebookXerem

CLAC

capes

miniHeaderACESSOINFORMACAO

Link Numpex Bio

Graduação em Ciências Biológicas com bacharelado em Biotecnologia                                                                                              

 


 

É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos atrelados às novas tecnologias nas áreas de saúde de alimentos, química e ambiental. 

O graduado em Ciências Biológicas-Biotecnologia será um profissional preparado para atuar em laboratórios de pesquisa e de produção de biomoléculas para a área de saúde (vacinas), industrial (alimentos e bebidas) e meio ambiente (biocombustíveis). Ele estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais; pesquisa métodos de utilização desses microorganismos na produção de alimentos e bebidas; emprega microorganismos na produção de vacinas e kits de diagnóstico. Além disso, na área industrial, alimentícia e farmacéutica, cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de controlar a qualidade do produto final.

 

Duração: 08 períodos

Tipo: Turno Integral (MT)

Conceito MEC: 3

Página do Curso: biotecnologia

Graduação em Nanotecnologia



 

A Nanotecnologia e a Nanociência representam o conjunto de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovações obtidas graças à matéria organizada em estruturas nanométricas.

O profissional dessa área tem espaço na indústria de cosméticos, com estudos sobre a maior absorção dos compostos pela pele; petroquímica e robótica em conjunto com a área de saúde, com o desenvolvimento de robôs que exploram o corpo humano.

Além disso, o conhecimento adquirido será suficiente para que o estudante possa ingressar em áreas de pós-graduação e pesquisas em nanotecnologias tais como Física e Bionanotecnologia.

 

Duração: 08 períodos 

Tipo: Turno Integral (MT)

Página do Curso: nanotecnologia

Graduação em Ciências Biológicas com bacharelado em Biofísica

 



A Biofísica é a ciência que estuda os fenômenos biológicos fazendo uso dos métodos e princípios da Física, Química e Matemática. Os Biofísicospodem atuar tanto na área acadêmica, atuando em pesquisa científica, quanto em indústrias de alta tecnologia. Na área acadêmica, os Biofísicos podem atuar nas mais diversas áreas da pesquisa científica, tais como toxicologia ambiental, biologia estrutural, bioinformática e biologia de sistemas. Atuando em indústrias de alta tecnologia, as áreasde atuação mais significativas são a biotecnologia e a nanotecnologia, dentre outras. A Biofísica é uma ciência multidisciplinar requerendo uma base de conhecimentos sólidos tanto em disciplinas oriundas das ciências exatas quanto os mais modernos e avançados conhecimentos de Biologia. A Biofísica é uma das ciências que mais tem se desenvolvido nos últimos anos e os mais recentes avanços científicos requerem a formação de profissionais com conhecimentos multidisciplinares e capazes de atuar em diversas áreas do conhecimento.

 

Duração: 08 períodos (Ciclo Básico: 5 períodos e Ciclo Avançado: 3 períodos) 

Tipo: Turno Integral (MT)

Conceito MEC: 4

Página do Curso: biofísica

CAPES logo faperj logo cnpq Logo Ouvidoria
UFRJ Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ